Discorde e siga em frente (disagree and commit)O consenso é confortável, mas não é o que buscamos. Buscamos nos mover, com ritmo e, de preferência, para o lado correto.
As decisões possuem um momento de discussão e de execução. Durante o momento de discussão, questione (com respeito), mesmo que seja desconfortável e cansativo.
Após uma decisão ser tomada, comprometa-se totalmente com a decisão, mesmo que você discorde. Precisamos de todos juntos, fazendo o melhor para que aquela decisão dê certo. Caso a decisão dê errado, deixe seu ego de lado. A decisão era sua? Acontece. Entenda por que errou, tome uma nova decisão e siga em frente. A decisão não era sua? Não tente reviver o passado e mostrar o famoso “eu avisei”. Ninguém gosta dessa atitude. Mostre que deu o seu melhor e siga para o próximo caminho.
Frugalidade InteligenteA frugalidade é sobre realizar mais com menos. As restrições nos fazem pensar mais antes de tomar decisões custosas, seja em dinheiro ou até mesmo em tempo. Entretanto, não confunda frugalidade com estupidez.
Reuniões custam caroReuniões não devem ser sua primeira opção. Cinco pessoas em uma reunião de uma hora não é uma hora gasta, mas 5 horas.
Antes de marcar uma reunião, tenha claro o objetivo da mesma e prepare algo antecipadamente. Quando você tem clareza do objetivo da reunião e possui algo preparado, muitas vezes percebe que não precisa dessa reunião e que consegue prosseguir de forma assíncrona.
Lembre-se do conceito “
maker's schedule and managers's schedule”. Makers, as pessoas que operam, precisam de horas ininterruptas de trabalho. Nem toda hora é igual. Não é possível codar em slots de 15 minutos.
Não tenha medo de marcar uma reunião, apenas esteja preparado e faça um esforço antes de solicitar o tempo de várias pessoas. Boas reuniões ocorrem quando o objetivo é claro, as discussões são ricas, decisões são tomadas e os próximos passos são definidos.
Comunique-se de forma franca e direta.Comunicação franca significa ser aberto e honesto ao compartilhar pensamentos, feedback e informações. Envolve apresentar os próprios pontos de vista e informações com veracidade, sem esconder sentimentos ou opiniões, mesmo que sejam desconfortáveis ou difíceis de expressar. Promove um ambiente onde os funcionários e líderes podem expressar o que pensam sem medo de consequências negativas.
Comunicação direta significa transmitir mensagens de maneira clara e direta, sem o uso de linguagem ambígua ou rodeios. Isso ajuda a aumentar a velocidade e reduzir mal-entendidos.
Ser franco não significa ser rude. Às vezes, a transparência ou a forma direta de comunicação pode se tornar uma desculpa para falarmos sem pensar. Somos francos, mas humanos com os outros e verdadeiramente preocupados em melhorar o outro ou a situação.
Sem cuzõesEm outras palavras, não toleraremos trabalhar com pessoas egoístas, vingativas ou que consistentemente demonstrem falta de empatia. Não importa qual seja o benefício financeiro. Isso vale não apenas internamente, mas também para fornecedores e clientes.
Esse tipo de pessoa afeta todos ao redor. Quando se tem um líder cuzão, as pessoas desistem ou aprendem a reproduzir esses comportamentos. No final, não vale a pena ter um excelente profissional que é desagradável.
Vamos por partesPara ter ritmo, precisamos entender sempre como quebrar planos maiores em partes. Mirar na primeira coisa a ser feita é mais importante do que ter uma visão clara de todas as etapas de um plano.
Quando um problema parece complexo demais, divida-o em dois ou três.
Valorizamos bons designs.Amamos bons produtos e bons designs. Eles nos inspiram. Além disso, somos uma empresa de builders. Adoramos colocar a mão na massa, testar coisas novas, transformar coisas complexas em simples. Construímos coisas das quais nos orgulhamos de verdade.
“Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works.” — Steve JobsValorizamos colaboração com equilíbrioSomos colaborativos, e isso não se restringe à área de atuação de cada um. A diversidade de opiniões cria melhores decisões. Canais abertos para discussão e o apoio de outras pessoas de fora da equipe nos ajudam no dia a dia.
No entanto, precisamos de um ambiente que colabore, mas que não perca o ritmo. Existe um equilíbrio, um ponto ótimo onde o ritmo e a colaboração são maximizados. A arte está em entender onde esse ponto está em cada situação.
O risco está em colaborarmos demais, em perder o ritmo. Outras pessoas podem ter outras prioridades, focos e isso não pode atrasar decisões. Por isso, saiba também o momento de se
mover de forma independente.
Curiosos por padrãoGostamos de pessoas que nunca se cansam de aprender e estão sempre buscando formas de se tornarem melhores. São curiosas sobre novas possibilidades e agem para explorar o novo. Pessoas que sabem da sua ignorância em quase todos os temas.
Líderes operam em todos os níveisAcreditamos que os líderes devem saber operar em todos os níveis. Nenhuma tarefa é abaixo de alguém.
Não acreditamos em um gerente de engenharia que não coda, um chefe de design que não faz design, um líder de vendas que não vende. Afinal, apenas a gestão não cria valor. Vender, codar, atender ao cliente, isso sim cria valor. Esperamos que os gestores saibam executar as tarefas que gerenciam. A gestão é apenas uma ferramenta para coordenar um grande número de pessoas. Como seus subordinados saberão fazer seu trabalho melhor se você não possui referência de um bom trabalho?
A habilidade de operar em todos os níveis não necessariamente significa que a pessoa o faça sempre, mas a capacidade de fazer e ocasionalmente realizar, mostra que você entende o trabalho que está sendo feito e os nuances de um ótimo trabalho.
Diversas organizações crescem e ficam repletas de gerentes intermediários. Um engenheiro tem um líder de equipe, que tem um gerente de engenharia, que tem um diretor e um CTO. A quantidade de pessoas que você lidera se torna um indicador de sucesso, algo que a pessoa começa a almejar e cada vez mais se distanciar do que cria valor para a empresa e cliente. Não é o que queremos para a Salvy.
Amamos resolver problemas para nossos clientesSomos viciados em resolver problemas, especialmente para nossos clientes. Uma coisa que acreditamos que muda a experiência dos nossos clientes e a nossa, é nos desdobrarmos para ajudar alguém, mesmo que a solução não seja proprietária. Paramos pessoas e equipes, mudamos rotas, redefinimos prioridades e aprendemos do zero, se necessário, para ajudar as pessoas.
Não deixamos saúde de ladoManter-se saudável é o alicerce para tudo o mais. Nada se sustenta a longo prazo sem saúde. Recomendamos a todos que façam o possível para priorizar exercícios regulares e se esforcem para ter boas noites de sono. Se você não dorme bem, tudo o que vem depois já dá errado.
CelebreCelebrar é parar o tempo e olhar para o que foi construído, o que foi conquistado e nos energizar para o que vem pela frente. Celebrações são uma das formas mais diretas de criar conexões fortes. Acreditamos que temos que aproveitar a jornada e comemorar as vitórias.